O Aquecimento com Biomassa

Biomassa - Pellets Madeira

A biomassa é uma das energias renováveis que conhecemos. Tanto na sua forma mais tradicional, como numa forma processada de biomassa, os pellets –  um granulado de madeira, derivado dos  resíduos florestais e dos desperdícios da industria da transformação da madeira, a biomassa/Pellets é umas das fontes de energia renovável ao dispor de todos nós para a produção de calor de uma forma ecológica.

Há que ter em conta que a eficiência na sua utilização é muito importante, de modo que possamos tirar o melhor rendimento deste recurso natural.   Em termos de comparação entre uma lareira aberta tradicional e um recuperador de calor a biomassa pellets, com a lareira só 10 a 20% do calor produzido na queima é aproveitado e só para quem está próximo da boca da lareira. Os recuperadores de calor que têm uma caixa de combustão fechada, conseguem ter um rendimento que pode ultrapassar os 80%, e tendo a maioria ventilação, uma ajuda muito importante na distribuição do ar quente no local.

Uma das razões para esta diferença,  é o efeito de convecção produzido pela queima nas lareiras tradicionais, que puxa o ar circundante pela conduta de fumos, produzindo correntes de ar desagradáveis, que retiram o ar quente que possa estar no interior da sua casa. A lareira tradicional aberta além de consumir o oxigénio do ar interior, contamina este ar, libertando cheiros e fumos.

Os recuperadores de calor são equipamentos que conseguem produzir o calor desejado de uma forma mais eficaz. Com a caixa de combustão separada por uma porta de vidro do ar interior da habitação, continua a ser possível usufruir da imagem da chama.

Para além de produzirem calor no local onde se encontram, alguns recuperadores de calor podem estar ser integrados em sistemas de distribuição de ar quente através de tubagem para outros espaços na habitação. Além da ditribuição de ar quente podem ser integrados em sistemas de aquecimento central a agua, que em conjunto com um sistemas de tubagens e radiadores instalados em várias divisões, são desta forma a fonte de calor de um sistema de aquecimento central. Para além dos recuperadores de calor, existem também equipamentos mais potentes, as chamadas caldeiras para sistemas de aquecimento central que funcionam com também a biomassa (lenha, pinhas ou pellets) e que aquecem a água do mesmo modo que as caldeiras que funcionam a gás ou electricidade, só que de um modo mais económico.